quinta-feira, 4 de julho de 2013

Hospital Público Veterinário

O pinscher Arius, que quebrou a pata após
assalto à casa de sua dona, aguardando a cirurgia.
Está duro e seu bichinho de estimação ficou doente. O que fazer?
Em julho de 2012 foi inaugurado o primeiro Hospital Veterinário Municipal da cidade de São Paulo. Idealizado pelo vereador Roberto Tripoli, o hospital é administrado pela ANCLIVEPA-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – São Paulo). E muito bem administrado, aliás!
A convite do Dr. Denis Prata, membro do Conselho Gestor do Hospital, fui até lá para conhecer as instalações, fazer fotos e conversar com os usuários.
Em primeiro lugar: não, não é exclusivo para pessoas que participem de programas sociais (como Bolsa Família, etc.). É, sim, prioritariamente para pessoas de baixa renda, mas qualquer pessoa pode ser atendida lá.
Em segundo lugar: sim, é preciso chegar de madrugada para conseguir senha. Como ainda é o único hospital veterinário público, a demanda é muito grande. Então, a fila começa a se formar desde a noite anterior. Mas se o seu melhor amigo está precisando e você não pode pagar, não é um sacrifício tão grande assim, não é mesmo? A dona do pinscher Arius (da foto acima) contou que houve um assalto à sua casa e os bandidos chutaram o cãozinho, que quebrou a pata. Ela chegou à fila à 1h30 e, às 7h, quando as senhas são distribuídas,  pegou a senha nº 8. Arius foi atendido às 8h, medicado e a cirurgia marcada para o dia seguinte. Ela não participa de nenhum programa social do governo e se declarou extremamente satisfeita com o atendimento prestado pelo hospital. Aliás, duas coisas em comum entre todas as pessoas com quem conversei: não participam de programas sociais e estavam muito satisfeitas com o atendimento.
Animais internados, cada um com seu
prontuário e seus cuidados específicos
O Hospital possui consultórios de especialidades, centros cirúrgicos, raio-x, laboratório, sala de recuperação, 30 leitos, enfim, tudo o que se espera de um hospital (humano ou veterinário).
Os funcionários são muito atenciosos e percebi que todos realmente amam os animais e fazem seus trabalhos com dedicação e carinho, sejam faxineiros, recepcionistas, enfermeiros ou médicos veterinários.
Como a demanda é grande e o imóvel que abriga o hospital é pequeno, há um outro endereço, a um quarteirão de distância. No primeiro endereço são feitas as triagens e os primeiros atendimentos. No segundo, acontecem os retornos a especialistas, as cirurgias e internações. Duas boas notícias: em breve o local de triagem vai para um endereço mais espaçoso, ali mesmo no Tatuapé. E ainda este ano será inaugurado o segundo Hospital Veterinário Municipal, no bairro de Santana! E que venham muitos mais!

Gasparzinho, ansioso por um novo dono
Pretinha, abandonada e triste
Infelizmente, tem gente que aproveita de lugares assim, onde os animais são bem tratados, e abandonam seus bichinhos. No momento, existem lá dois cães para adoção (fotos acima). O Gasparzinho já está lá há algum tempo e é bem animado e interativo. Já a Pretinha havia acabado de ser abandonada lá. Estava bem tristinha e não queria comer. Se você gostou deles (quem não vai gostar???), entre em contato com o hospital para adotá-los. Mas pense bem: adoção só é legal se for responsável. Tem que cuidar e amar! Abandono de animais e maus-tratos são crimes!



Agora, vamos às informações essenciais:


  • São distribuídas 30 senhas diariamente às 7h, de segunda a sexta, primeiro para quem participa de programas sociais do governo, depois a qualquer pessoa por ordem de chegada;
  • O Hospital fica na Rua Prof. Carlos Zagotis, 3 - Tatuapé - São Paulo. Telefone: (11) 2667-7804;
  • O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h. Aos sábados e domingos atendem apenas emergências, também das 7h às 19h.
  • Atende apenas a cães e gatos;
  • Não fazem castração eletiva nem vacinação;
  • Aceitam doações de tudo o que for destinado a animais de estimação (ração, medicamentos, cobertores, roupinhas, etc.). Então, se você tiver alguma coisa sobrando e quiser ajudar, manda para lá que vai ser muito bem utilizado!



Gostou deste post? Comente, compartilhe com os amigos e aguarde que semana que vem tem mais!

2 comentários:

  1. Lisandra, bem bacana esta sua iniciativa. Essa dica é muito interessante. Ficarei no aguardo de outras e outras.... Parabéns pela iniciativa, desejo sucesso e que atihttp://www.blogger.com/share-post.g?blogID=2505930097881376690&postID=1643402521283559272&target=facebooknja seus objetivos. bjo

    ResponderExcluir